Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Spina Bífida: prevenir é tão fácil

Assinala-se hoje o Dia Nacional da Spina Bífida.

Os defeitos do Tubo Neural, entre os quais a Spina Bífida, afetam mundialmente cerca de 500.000 nascimentos por ano, excluindo as gravidezes que não chegam a termo.

Em 1991 descobriu-se que o ácido fólico contribui para a redução dos defeitos do tubo neural em cerca de 72%, desde que tomado nas doses diárias recomendadas pelo médico antes da mulher engravidar e nos primeiros meses de gestação. 
Os defeitos do tubo neural, entre os quais a Spina Bífida, ocorrem nos primeiros 28 dias de gestação, antes da maioria das mulheres saber que está grávida e, para que o ácido fólico seja eficiente na prevenção da Spina Bífida, a maioria das mulheres deve ter reservas desta vitamina antes da concepção e durante essas primeiras semanas de gestação.
Na maioria dos países cerca de 50% das gravidezes não são planeadas, pelo que, quando estas mulheres descobrem que estão grávidas é demasiado tarde para prevenir a Spina Bífida nos seus bebés.
Uma alimentação consciente e rica em folatos é de extrema importância, porém, a toma diária de suplementos de ácido fólico, devidamente prescritos pelo médico assistente, é essencial na prevenção da Spina Bífida.

O Dia Nacional da Spina Bífida comemora-se desde 2005 e tem por objetivo chamar à atenção para a necessidade de promover a qualidade de vida das pessoas com esta patologia e chamar a atenção para as suas competências e capacidades na vida ativa e no exercício dos seus direitos de cidadania.  

Este ano será entregue junto das principais rádios nacionais e no programa “Agora Nós” um cabaz de alimentos ricos em ácido fólico para alertar para a importância desta vitamina na prevenção da Spina Bífida. Em simultâneo, a ASBIHP lançou uma campanha na sua página de facebook (facebook.com/asbihp) durante 15 dias denominada “Ah, mas são verdes!” com o mesmo intuito. Alguns municípios quiseram juntar-se à ASBIHP e assinalar esta data iluminando edifícios municipais públicos de amarelo, a cor atribuída à patologia (Benavente, Coruche, Estremoz, Guarda, Mirandela, Olhão confirmados). Será, ainda, organizado um jantar solidário som um menu apenas constituído por alimentos ricos em “ácido fólico” no restaurante “Filho da Mãe”, em Lisboa.

 

De maneiras que... 

SE ESTÃO A PENSAR ENGRAVIDAR COMECEM JÁ A TOMAR ÁCIDO FÓLICO!

INFORMEM-SE, ALIMENTEM-SE COM JUÍZO (alimentos ricos em folatos: espargos, couves, brócolos, laranjas, toranjas, morangos, framboesas, lentilhas, feijões, ervilhas, abacate, nozes, beterraba, entre outros).

 

ah mas são verdes.jpg

 

6 comentários

Comentar post