#Receitaperfeita saudável. Aconteceu na sexta e foi... inesquecível!
Vestido: Happy Company. Maquilhagem: Sephora (obrigada Carla Cavaco!)
Foi na sexta-feira, dia 8 de Abril, o segundo Workshop #receitaperfeita, no Cooking Memories.
Estava tudo lindo, como sempre. A Mónica Alves Pereira, nossa anfitriã, além de uma óptima chef tem muito bom gosto e é um amor. Uma das coisas boas deste Workshop (e são tantas!) é poder estar com ela, que é uma pessoa mesmo especial.
Desta vez, o menu era saudável.
Depois da Páscoa e respectivos exageros gastronómicos e com a chegada da Primavera (ainda que apenas no calendário...) surge a vontade de se fazer refeições mais leves, mais saudáveis (e menos calóricas, também, porque o Verão não tarda aí). Ora... para se fazer refeições saudáveis não há como dar primazia a ingredientes como legumes e fruta. E é importante escolher legumes e frutas com a máxima frescura e qualidade. O Lidl (parceiro principal destes workshops) assegura diariamente a entrega de frutas e legumes em todas as lojas da rede, garantindo a máxima frescura dos produtos no ponto de venda e um circuito de frescura e qualidade dos produtos, desde a apanha até à casa dos clientes.
Eis então o menu que preparámos e depois jantámos em grande animação:
Os vencedores do passatempo foram chegando, fomo-nos conhecendo à medida que petiscávamos as entradas (tudo coisas óptimas do Lidl) e é sempre divertido ir decorando os nomes de toda a gente.
Eis os convivas:
As cunhadas Joanas
A Mariana (levou a irmã Vera mas ainda não tinha chegado quando fizemos estas fotos)
A seguir começámos a preparar a nossa refeição.
A Sopa de Beterraba fez-se num instante. Se não tivesse o queijo Quark por cima e o mangericão confesso que não sei se teria amado. Assim, com estes detalhes comecei por estranhar mas depois acabei a gostar bastante.
Antes da Sopa de Beterraba, preparámos as tacinhas de flocos de aveia para a sobremesa. Fizemos a mistela, untámos as formas, forrámos as formas com o preparado e levámos ao forno.
O Paulo, orgulhosíssimo da sua tarefa de mexer o preparado. Aliás, ficámos todos convictos de que o sucesso da sobremesa ficou a dever-se à categoria com que mexeu os flocos de aveia
Seguiu-se o Ceviche de Salmão com Puré de Batata Doce. Adoro ceviche mas nunca tinha feito por isso fiquei mesmo contente por aprender. Havia quem nunca tivesse experimentado. A Mónica explicou tudinho e depois organizaram-se os convidados em parelhas com os ingredientes necessários à frente para fazerem o seu próprio ceviche. Muito divertido.
Por último, retiradas as tacinhas de flocos de aveia do formo e desenformadas, foi tempo de as rechear com queijo quark e doce de frutos vermelhos. De-li-ci-o-so.
A foto de grupo com o Ceviche. Olhem só as carinhas de orgulho!
Por fim, o café. A Kaffa é a marca de café parceira destes workshops e que tem cafés óptimos (Kampala, Manaus, Goa, Bogotá, Bio e Decaf). No final fizemos - tal como da outra vez - um sorteio. Quem levou as duas máquinas Kaffa para casa foram o Bruno e a Joana.
Fotografias: Raquel Brinca, HUG
Mais uma vez o workshop foi um sucesso. Uma noite muito bem passada porque juntar pessoas à roda dos tachos e da mesa, com uma boa refeição e um bom vinho... é uma #receitaperfeita!
Quero agradecer ao Lidl, que disponibilizou todos os ingredientes para esta refeição, ingredientes de qualidade, fresquíssimos, muito elogiados por toda a gente. E o vinho, tão bom, premiado internacionalmente e tudo.
Agradecer também à Kaffa, que oferece os cafés e as máquinas para sortear.
Agradecimentos estendidos ainda à Happy Company, que é a loja do demo onde me perco, e à Sephora que me maquilha sempre tão bem.
E à Raquel Brinca, que regista tão bem estes momentos que passamos juntos e que além de fotógrafa também é sempre tão bem disposta, o que ajuda à festa.
E mandar um grande beijinho à Mónica, que nos recebe sempre tão bem no seu atelier. Relembro que o Cooking Memories tem uma agenda de Workshops em que podem inscrever-se e participar, ou então podem combinar com um grupo de amigos e, em vez de irem todos a um restaurante, vão ali cozinhar, aprender, divertir-se e... degustar o que cozinharam.
Em Maio há mais!
Deixo as receitas para quem queira fazer em casa esta #receitaperfeita
RECEITAS
Creme de Beterraba e Framboesas
- 2 beterrabas cozidas sem pele
- 125 gramas de framboesas
- 250 ml de água de coco (o necessário até obter uma textura cremosa de sopa)
- 1 cm de gengibre fresco ralado
- 1 pitada de pimenta (mistura de 4 bagas)
- Sal
- Para guarnecer – manjericão e queijo quark q.b.
Triturar as beterrabas com as framboesas, a água de coco e o gengibre. Temperar com sal e pimenta. Servir guarnecido com queijo quark e manjericão a gosto.
Ceviche de salmão (serve 4)
- 4 filetes de salmão
- coentros a gosto
- 2 cebolas roxas (em juliana fininha)
- sumo de lima e caldo de peixe em igual proporção (leche de tigra)
- 1 malagueta vermelha
- Manga verde aos cubos
- Flor de sal q.b.
- gengibre fresco q.b.
- 1 c. sopa de azeite
Cortar os filetes de peixe (sem pele e sem espinhas) aos cubos.
Colocar numa tigela o peixe cru, gengibre ralado, a cebola roxa laminada e a malagueta cortada aos cubos.
Adicionar o sumo de lima misturado com caldo de peixe e envolver.
Temperar com flor de sal e um fio de azeite. Juntar a manga aos cubos.
Servir com umas folhas de coentros picadas grosseiramente.
Sugestão de acompanhamento - puré de batata doce
6 batatas doces médias
Sal
Cozer as batatas em água e sal. Retirar a pele das batatas. Triturar e rectificar o sal, se necessário. Opcional – junte 2 colheres de sopa de manteiga.
Tacinhas de Cereais, banana e manteiga de amendoim com Parfait de Queijo Quark e Framboesas
- 1 chávena chá de flocos de aveia
- 1 chávena café de sementes de girassol
- ½ chávena café de sementes de sésamo
- 1 banana
- 5 colheres sopa de óleo de coco
- 3 colheres sopa de manteiga de amendoim
- 1 chávena café de mel
- 2 chávenas queijo quark
- 8 colheres de compota de framboesa
- Frutos vermelhos a gosto para guarnecer
1 pitada de canela (opcional)
Misturar os flocos de aveia com as sementes de girassol e sementes de sésamo.
Esmagar a banana e juntar aos cereais.
Numa taça misturar o mel com o óleo de coco e a manteiga de amendoim. Aquecer no microondas e juntar ao preparado de cereais.
Misturar tudo muito bem e levar ao congelador por 20 minutos. Untar forminhas de cupcakes com manteiga e farinha.
Pré-aqueça o forno a 170.º
Com a ajuda de uma colher de café, disponha este preparado nas forminhas e molde cestinhos (não muito fininhos para não partirem). Leve ao forno as forminhas por 10 minutos, cobertas com papel de alumínio. Passados 10 minutos destape o papel de alumínio e deixe os cestinhos no forno mais 10 minutos ou até dourarem bem. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Com cuidado, desenforme os cestinhos.
Misture o queijo quark com a compota de framboesa e encha os cestinhos com este preparado.
Decore com os frutos vermelhos e polvilhe com canela (opcional).