Parabéns, mãe!
A minha mãe faz hoje 70 anos.
Não parece. Acho que ninguém diz que tem 70 anos.
A minha mãe é tradutora de alemão (traduz livros e revistas), toma conta do meu filho Mateus (como já tomou conta dos outros), leva a Madalena à escola e vai buscá-la, às vezes leva os outros ao ténis e ainda fica com os 4 para, de vez em quando, irmos nas nossas escapadinhas.
A minha mãe é uma mulher incrível.
Construiu muito sozinha.
Pagou toda a minha educação, que passou sempre por colégios e universidade privada. Pelo caminho, comprou duas casas, vendeu uma, comprou outra ainda melhor e não deve nada ao banco (além de ter a sua poupança). Sozinha, sem um companheiro a contribuir para o bolo. Viajou sozinha e acompanhada (uma das viagens que fez foi comigo, eu tinha 14 ou 15 anos e andámos 15 dias pela Europa, de carro). Foi sempre uma trabalhadora incansável (ainda hoje consigo ouvir o tac-tac-tac da máquina de escrever horas a fio).
Aturou-me nos piores momentos. E, acreditem, fui uma adolescente muito complicada. Muito.
A minha mãe não é perfeita, como ninguém é. Tem alguma dificuldade em demonstrar os sentimentos, bastante tendência para o conflito, uma imensa desconfiança, uma profunda hipocondria (que herdei, apesar de sair mais ao meu pai em quase tudo). É uma mulher com alguma dureza, ou seja, com ela ninguém faz farinha. Chamamos-lhe carinhosamente "general", posto de que não abdicou nem quando foi avó. Os netos, quando ficam com ela, sabem que não esticam a corda porque ela parte com muita facilidade. Não é bem uma corda. É um elástico fininho.
Nem sempre nos damos bem, um eufemismo para dizer que andamos muitas vezes às turras. Dizem os entendidos no alinhamento astral que isto de eu ser Escorpião e de ela ser Touro também não facilita. Mas gosto muito dela, tenho a maior das admirações por tudo o que fez e ainda faz, e uma imensa gratidão. Imensa.
Parabéns, mãe! Tenho para mim que vais ultrapassar os 100 anos, o que, para alguém que já se imaginou à beira de falecer 140 milhões de vezes (mesmo quando era só uma rinite alérgica) é do caraças.