O joelho dói? É ver isso!
Como muitos sabem, há um ano fracturei o menisco enquanto me preparava para a Maratona de Barcelona. Estava no último treino longo, tinha-me fartado de correr, tinha cumprido todos os treinos, estava em forma, e foi aborrecido. Fui operada, a recuperação foi rápida e voltei a correr. Até ver, tudo bem.
Mas os joelhos são bichos complexos. Vira não volta há alguém a queixar-se de dores nos joelhos, há lesões, há complicações, há chatices.
Pois bem, há agora uma plataforma única em Portugal (da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas - LPCDR), que reúne toda a informação genérica sobre a dor no joelho, permite avaliar se a pessoa reúne os fatores de risco associados, colocar dúvidas a profissionais de saúde e descobrir dicas para prevenir e facilitar a vida de quem vive com dor no joelho. A plataforma é www.ojoelhodoi.pt e pode ajudar a, por um lado, não desvalorizar a dor no joelho e, por outro, a percebermos o que se passa para não sermos forçados a parar.
O diagnóstico precoce da dor no joelho é fundamental. Há cada vez mais desportistas (e ainda bem), mas por vezes este início súbito na prática desportiva, não devidamente acompanhado, e por vezes muito intenso, pode trazer alguns dissabores. Para prevenir males maiores, nada como não deixar arrastar a dor e tentar descobrir o que se passa, o mais depressa possível.