Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Mas afinal o que vem a ser isso do ensino articulado?

No outro dia escrevi no Instagram que a Mada tinha entrado no ensino articulado e houve muitas pessoas a perguntar o que raio vinha a ser isso.

O que é, então, o ensino articulado?

É o ensino artístico (Música ou Dança) leccionado em articulação com as disciplinas do ensino regular. Por outras palavras, é possível estudar música ou dança, no ensino público (leia-se gratuito), em articulação com o horário da escola (sendo que estes alunos ficam dispensados de uma série de disciplinas para poderem ter as de música, que implicam uma grande carga horária e são muito exigentes). As disciplinas de música são asseguradas por uma escola de ensino artístico especializado e, no final do 9º ano, os alunos têm direito ao diploma de Curso Básico de Música (equivalente ao do Conservatório). 

Como fazer para tentar entrar?

Os alunos que vão ingressar no 5º ano têm de prestar provas de selecção (em Maio ou em Junho, dependendo das escolas), numa das escolas certificadas pelo Estado para leccionarem este ensino especializado, e depois, mediante os resultados, os miúdos ou ficam ou não ficam. 

Quais as disciplinas do ensino "normal" a que têm dispensa?

Não tenho a certeza se é igual para todas as escolas ou se existe autonomia das escolas para decidir. No caso da Madalena, pode dispensar Educação musical, Oferta Complementar, TIC, Apoio de Português, Apoio de Matemática, EPS (Espaço de Promoção de Saberes). Como infelizmente nem tudo é perfeito, o horário dela tem muitas destas disciplinas a meio do dia. Ora, não faz muito sentido estar a dispensá-la de disciplinas para a ter uma hora parada no recreio a olhar para ontem. Não dá tempo para ir ter uma das aulas de música à outra escola, não dá para estudar, não dá para nada. Nesses casos, prefiro que contine a ter as disciplinas. No caso em que dá para dispensar uma tarde inteira, por exemplo, então vale a pena porque estes miúdos têm mesmo muito que trabalhar para conseguir completar este ensino especializado.

Que disciplinas de música têm, leccionadas pela escola certificada?

Formação musical (135 minutos por semana), coro (90 minutos por semana) e instrumento (no caso dela é o piano, 45 minutos por semana). A Mada não teve muita sorte porque, este ano, a escola de música decidiu dar a maior carga horária ao sábado, em vez de tentar articular-se com a escola básica (o ensino chama-se "articulado" e seria óptimo que na prática as coisas funcionassem realmente em articulação). Assim, a Mada tem aulas das 10h às 14h todos os sábados, e 45 minutos de piano durante a semana + 1 hora numa escola privada (que servirá de complemento ao estudo). 

Os miúdos podem chumbar o ano se não tiverem boas classificações na música?

Não. São coisas independentes. Podem não passar no ensino artístico (e não continuam) mas serem bem sucedidos no ensino regular.

 

E pronto. É isto. Vai ser duro, exigente, desafiante. Acho que é uma belíssima ferramenta, acho que estudar e saber música é sempre extraordinário, acho que aguça a concentração, a disciplina, a organização. Diz que até ajuda na destreza do raciocínio matemático. Depois, quando começarem as audições, prepara-os para se apresentarem em público, para perderem os nervos de estarem em destaque perante muita gente. Não tenho ilusões: acho que ela vai rosnar muitas vezes e arrepender-se outras tantas. Mas cá estaremos para dar aquele apoio.  

43 comentários

Comentar post

Pág. 1/4