Por aqui também somos fãs do ensino publico. É um meio rural é certo e não há propriamente opção, mas o que temos é 5* ! Aqui a página do Jardim de Infância da aldeia dos meus de 5 e 4 anos, a de 7 está na primária também aqui na aldeia, o de 10 na cede de concelho, só o bebé fica em casa comigo. Marmelos também ! https://www.facebook.com/media/set/?set=a.832767940097094.1073741889.273572719349955&type=1
A minha M., quase 5 anos, está numa escola num meio rural, apesar de vivermos na cidade. Trabalho longe, próximo dos meus pais e optei por deixá-la perto dos avós para estar mais acompanhada, e são eles que a vão buscar à escola. Todos os anos trabalham na escola (centro social e paroquial) o ciclo do milho, desde o semear, o ver crescer e cuidar da planta (têm uma horta), a colheita e a desfolhada (à moda da aldeia, é sempre um dia de grande entusiasmo e partilha porque juntam todos os utentes do centro, crianças e idosos!). Malham o milho, vão ao moleiro ver o milho ser moído (nesta aldeia ainda há moleiros!!), vão ao padeiro ver e fazer a broa e depois, vendem-a aos pais e angariam mais alguns euros para adquirir materiais para a escola ou para ajudar a pagar algumas atividades aos meninos mais carenciados. Também pedem marmelos, abóboras e frutas do quintal para fazer doces e marmelada para vender aos pais. A escola não é pública nem perfeita mas, sendo um ambiente rural e muito mais familiar estou contente e continuarei a somar mais 40km por dia aos muitos outros que faço, para saber que a deixo bem entregue!
O João conseguiu vaga no ensino público (em meio rural, tenho de ir levá-lo e buscá-lo a uma aldeia próxima, mas a verdade é que com 3 anos e meio não entrou nas escolas aqui na cidade) a semana passada. Em menos de duas semanas, já fez espetadas de fruta, marmelada e manteiga! Têm andado a estudar a alimentação de forma muito activa e, sendo a primeira experiência escolar dele, estou a adorar a experiência e a forma como toda a equipa educativa o tem acolhido!
Olá! Com o seu espanto perante o que a Madalena tem feito na escola pública, a questão que me ocorre é o que é que ela fazia na privada?! Sou mãe de 3, tudo no ensino público, e aqui, zona rural, esses trabalhos são, felizmente, quase rotina. Um beijinho e tudo de bom para os 6!
Olá, sou educadora de infância e é tão bom ouvir os pais e famílias falarem de forma tão positiva do ensino público, sobretudo nos "tempos que correm". Eu trabalho numa IPSS (instituição particular de solidariedade social)num bairro da Amadora com crianças dos 3 aos 5 anos. Na minha sala também fazemos essas e muitas outras actividades: fazemos o magusto, ainda a semana passada fizemos uma salada de frutas, os pais e pessoas amigas vão à sala falar da sua profissão(no ano passado foram lá as enfermeiras, o arquitecto, a designer, a cabeleireira e a massagista), vamos ao teatro, ao circo e ao Jardim Zoológico. Mas estas saídas ou passeios, envolvem as crianças logo no inicio quando são programadas, porque são elas com a ajuda dos adultos da sala que fazem os pedidos dos bilhetes às diversas entidades que nos possam ajudar.Para além destas, as crianças participam noutras dinâmicas como sejam os projectos dos "Heróis da Fruta"(este projecto nacional tem como objectivo a motivação das crianças e suas famílias para a necessidade de se comer fruta). Outro dos projectos onde a minha sala está inserida é o Dia Nacional do Pijama (diz respeito ao espírito de partilha e solidariedade que se tenta transmitir também às crianças e respectivas famílias). Para a semana fazemos a festa do Halloween, mas não esquecemos a tradição bem portuguesa que é o "Pedir o Pão por Deus", saímos do bairro e vamos para algumas ruas da Amadora bater às portas a pedir o bolinho, bolinhó. Estas são algumas das actividades que eu faço com as minhas crianças, sempre com o objectivo de elas poderem conhecer novas vivências, mas sempre a brincar. Gosto de crianças que questionam, que fazem algazarra mas também sabem que existem regras para cumprir e nós na sala temo-las. Fico triste quando oiço falar e também já vi... crianças a fazerem fichas e que até já têm manuais para trabalhar!
Desculpem, mas adoro a minha profissão... e por favor deixem as crianças brincar. É assim que elas aprendem.
A minha filha, ainda na creche com 2 anos, privada, tem semanalmente experiência de "cozinha"! :) Vou-me é queixar porque não sobra muito para levar para casa :) Acho que não depende de público ou privado, mas do plano que cada escola /educador/ professor segue... beijinhos!!