Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

High Spirit: digam lá se isto não é lindo!

Há pessoas incríveis. Imagino que ele preferisse que não me centrasse nele mas sim na ideia. Já lá vou. Acontece que a ideia nasceu dele e é preciso dar o seu a seu dono. O João Chú é o mentor do High Spirit e eu faço-lhe uma vénia agradecida por este projecto tão bonito. O João tem dois filhos, é licenciado em Educação Física pela FMH - UTL e tem uma empresa que comercializa produtos ligados à saúde e ao desporto. Eu não o conheço, nem nunca o vi mais gordo. Mas fiquei rendida ao seu projecto.

Então mas o que é o High Spirit, afinal? É um encontro de gerações. Actividades desportivas, recreativas e artísticas GRATUITAS para crianças e séniores, com vista ao encontro inter-geracional e familiar. 

Ok, dito assim parece bem. Mas em que consiste, exactamente?

Então, todos os domingos de Março, durante todo o dia, vai haver múltiplas actividades, no Parque das Nações, que as crianças vão poder experimentar acompanhadas pelos seus avós ou pais. Cada uma das actividades demora 2 horas. Para já isto vai acontecer apenas no Parque das Nações porque o João vive aqui e porque todos os projectos, antes de serem maiores, têm de começar por algum lado. O objectivo é que se torne uma ideia de âmbito nacional, mas para já nasce aqui e os destinatários são crianças dos 3 aos 10 anos de idade que residam no código postal 1990, seus pais e avós. Os Pais e Avós não necessitam de cumprir este requisito. 

 

As actividades estão divididas por grupos de idades. Há o grupo dos 3 aos 6 anos e o grupo dos 7 aos 10. Sempre acompanhados pelos avós ou pelos pais (ou tios ou padrinhos, isso depois logo se vê).

 

Grupo dos 3 aos 6 anos

Hotweel Spirit - Especialistas vão ensinar as crianças e séniores a andar de bicicleta e trotinete. Num ambiente controlado e com equipamentos destinados a uma aprendizagem segura e progressiva, vai ser só 'dar ao pedal'.

Picasso Spirit - Eles vão pintar, borrar, escrever, riscar, tornar a pintar, construir e destruir, vão todos poder mostrar o seu espírito artístico. Com materiais próprios para o efeito, os participantes vão experienciar diversas técnicas e efeitos, uns Picassos por isso.

Portuguese Spirit - Os jogos tradicionais portugueses vão invadir a cabeça das crianças. E os séniores vão recordar como era bom brincar 'à séria'. Num diálogo saudável entre o jogo e a brincadeira, brincar sem depender da electricidade vai ser o mote principal.

 

Grupo dos 7 aos 10 anos

Warrior Spirit - Rugby é a modalidade conhecida por ser bruta mas 'played by gentlemen'. Uma experiência rica onde serão passados os valores principais do rugby:  Integridade, Respeito, Solidariedade, Coragem, Paixão e Disciplina. Soa-lhe bem? Raparigas, rapazes e adultos são bem-vindos.

Robinhood Spirit - Vai ser uma experiência única para crianças e adultos num ambiente de torneio medieval. Um arco, flechas e alvos, e claro, regras de segurança bem apertadas. Ninguém se vai esquecer desta actividade.

Zorro Spirit - Esgrima é um desporto de concentração, perícia, controlo e atenção. Vamos ter Zorros de todas as idades e até podem trazer a máscara. Conduzida por profissionais especialistas, venha experimentar as artes do espadachim mais conhecido do mundo.

 

Há ainda actividades extra, que serão feitas em condições específicas (ver AQUI)

 

Uma das coisas mesmo bonitas neste projecto foi a aceitação que a ideia teve junto dos parceiros. Como expliquei no início, as actividades são todas GRATUITAS. Para isso, os monitores/professores/especialistas que vão estar a acompanhar cada uma não vão cobrar nada por isso. Vão dar o seu tempo e o seu saber pro bono. Não é maravilhoso?

Todas as actividades vão decorrer na Escola Vasco da Gama e podem inscrever-se apenas numa ou em todas. Têm é de se inscrever: www.highspirit.pt. O primeiro dia deste projecto inovador (que espero tenha longa vida e cresça para todo o país) é já este domingo! Pessoas do Parque das Nações, vamos a isso? Inscrevam-se!

netos e avós.jpg

 

 

10 comentários

Comentar post