#Euvigioasminhascostas
Quando me convidaram a participar na campanha de prevenção do cancro da pele, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, não hesitei um segundo. A campanha pretende alertar para os sinais que aparecem nas costas que é um sítio do corpo que não vemos, que descuramos, que fica... lá atrás. E é justamente "lá atrás" que surgem muitas vezes os melanomas. Como o da minha mãe.
Há uns anos, na praia, a melhor amiga da minha mãe disse-lhe: "Tens aí um sinal nas costas muito feio... tens de ir ver isso assim que acabem as férias". Assim foi. E confirmou-se que era cancro de pele. Felizmente, detectado muito cedo, bem a tempo da cura total (detectados precocemente, o cancro de pele é curável em cerca de 90% dos casos). Foi só removê-lo e pronto (obrigada, Adelina!). Mas nem sempre estas histórias têm um tão bom desfecho. Precisamente porque não vemos as nossas costas. Estão "lá atrás", onde ninguém vê.
Analisem as vossas costas regularmente (e o resto do corpo). Fotografem as vossas costas e adiram ao movimento #euvigioasminhascostas, para ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro a divulgar a importância do rastreio precoce no cancro da pele.
Para mais informações: www.ligacontracancro.pt