Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Clube de Leitura Cocó: foi incrível!

FullSizeRender-2.jpg

Na sexta-feira lá nos reunimos, de novo, na Fnac do Colombo.

O mesmo de sempre, eu e as minhas baixas expectativas. Reuni meia dúzia de cadeiras em círculo, comprei alguns (poucos) bolinhos, e fiquei à espera das chegadas. E elas foram acontecendo, e a roda foi aumentando, aumentando, aumentando. E de repente era um círculo mesmo grande de... 24 pessoas.

Cheguei a pensar, por instantes, que talvez fosse melhor fazermos um sorteio e só falarem as pessoas que fossem escolhidas à sorte, para não ficarmos ali a noite inteira. Mas ainda bem que não o fiz. Creio que todos perceberam a necessidade de manter algum ritmo e, assim, as apresentações foram sucintas mas nem por isso com menos sumo. Por vezes deram origem a conversas paralelas, a gargalhadas, a um ambiente mesmo bom. Estavam lá algumas pessoas que vão desde a primeira vez, desde que nos reunimos 9 alminhas no The Woffice (Célia, Didi, Beatriz, Isabel). 

O melhor disto tudo? Saber que há ali pessoas que recomeçaram a ler por causa desta iniciativa. Saber que há outras que são leitoras compulsivas e que encontram ali novas dicas para explorarem outros tipos de literatura por onde nunca se tinham aventurado. Saber que ficamos ali duas horas e meia na conversa, sem dar pelo tempo passar, e sem mexer nos telemóveis! Saber que todos aprendemos mais, despertamos curiosidades, queremos aprimorar o modo como apresentamos os nossos livros, de forma apaixonada se nos apaixonaram, de forma desiludida se porventura nos desiludiram. Saber que há ali pessoas que gostam mesmo mesmo destes encontros, eu incluída.

A lista de livros apresentados foi a seguinte:

Luísa - Mataram a Cotovia, Harper Lee

Ana - Bruno, Branca e a Estrela dos Desejos, Arcangela Savino

Mariana - O Hipnotista, Lars Kepler; A Célula Adormecida, Nuno Nepomuceno

Susana - Homens Imprudentemente Poéticos, Valter Hugo Mãe; O Homem em Busca de um Sentido, Viktor Frankl

Mafalda Cosmelli - Os últimos dois de Elena Ferrante

Alice - 1984, George Orwell; A Conspiração, Dan Brown 

Carla - The Green Mile, Stephen King

Andreia - Escrito na Água, Paula Hawkins

Isabel - Sacrifício a Moloc, Asa Larson; Aparição, Vergílio Ferreira; Para Onde Vão os Guarda-chuvas, Afonso Cruz

Didi - Jesus Cristo Bebia Cerveja, Afonso Cruz; A Sibila, Agustina Bessa-Luís

Carla - Nada a Temer, Julien Barnes

Rita - The Vegetarian, Han Kang

Beatriz - Jerusalém, Mia Couto; As Velas Ardem Até ao Fim, Sándor Márai

Lurdes - Encontra-me, J.S. Monroe

Joana - Foi só ouvir mas promete que para a próxima leva um livro :)

Sara - Perguntem a Sarah Gross, João Pinto Coelho; Longe da Terra, Rebecca Makkai

Liliana - O Toque de Midas, Colleen Mccullough

Célia - A Amiga Genial, Elena Ferrante

Mafalda - Lituma nos Andes, Mario Vasgas Llosa

Sandra - O Ministério da Felicidade Suprema, Arundhati Roy; Nada a Temer, Julien Barnes; O Retorno, Dulce Maria Cardoso

Elisabete - Últimos dois da Ferrante; Eu e os Políticos, José António Saraiva; Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago; Memórias de uma Gueixa, Arthur Golden

Filipa - Lionel Asbo, Martin Amis; Travessuras da Menina Má, Mario Vargas Llosa; Toda a Luz que Não Podemos Ver, Anthony Doerr

Ricardo - Estou a Ver-te, Clare Mackintosh

Eu - Mataram a Cotovia, Harper Lee; O Retorno, Dulce Maria Cardoso

 

IMG_5158.JPG

 

Uma vénia à Rita, que foi tão grávida que todos temíamos que nos tivesse a criança ali (vai nascer esta quinta-feira!). A Didi disse-lhe, com muita graça, depois de ela apresentar o seu livro: "Pronto, e agora o próximo é daqui a 10 anos!" 

A Ana levou um livro infantil (Bruno, Branca e a Estrela dos Desejos) porque, além dos livros científicos que tem devorado para o seu doutoramento, é só o que tem conseguido ler: livros infantis às filhas. E porquê este em especial? Porque ela tem uma filha adoptada e quer introduzir o tema o mais depressa possível. E este livro fala justamente disso, de filhos que não nascem na barriga mas no coração. De resto, a Ana deixa o pedido: se souberem de outros livros sobre o mesmo tema... ela agradece. 

A Liliana leu o livro da sua vida (O Toque de Midas, Colleen Mccullough), mas queixou-se por não o encontrar à venda em parte nenhuma. Será que dá para o reeditarem por cá? Ficámos todos cheios de curiosidade.

Também duas palavras de apreço por termos tido a presença de duas moças novinhas: a Alice, de 18 anos, e a Mariana, de 17. E um louvor à Mafalda Cosmelli que conseguiu marcar de novo presença, apesar de ter começado a trabalhar numa área que geralmente deixa tempo para pouco mais que dormir.

Ah, e não podemos esquecer o sobrinho da Liliana. Que tem 11 anos e que se comprometeu a ler 200 livros este ano. E aparentemente vai conseguir. É inglês e eu estou sinceramente a pensar entrevistá-lo. Wow!

 

No final ainda fiz o sorteio de 2 cartões com um valor para gastarem nos próximos livros e quem ganhou foi a Célia e a Didi! Parabéns, meninas! Presentes desde o primeiro dia bem mereciam!

FullSizeRender-3.jpg

 

 

Minhas queridas pessoas. Adorei ter-vos por lá. Adoro estes nossos encontros. 

A próxima tertúlia é no dia 27 de Outubro. 

Vamos chegar aos 30 participantes???

 

 

 

13 comentários

Comentar post

Pág. 1/2