Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Animal Positivo

No outro dia fui ao café de sempre e deixei o Mojito preso cá fora. Fui sempre olhando e ele ali, quietinho, sempre a olhar para dentro do café. Quando me via, abanava a cauda, todo contente. O meu querido miúdo. Quando saí, estava uma vizinha cá fora, que tem uma cadela com a qual o Mojito sempre brincou muito. Já não nos víamos há uns tempos. Quando saí, ela olhou para mim e disse: "É mesmo!!!! É mesmo o Mojito! Estava aqui a olhar para ele mas, ao vê-lo tão quietinho, achei que não podia ser. E afinal... é mesmo!"

A diferença do Mojito é abissal. É outro cão! É claro que cresceu, já tem um ano, está mais maduro, menos puto. Mas não é só isso. Tenho a certeza. O Mojito teve os melhores professores, que o ensinaram da melhor das maneiras: com amor e muuuuuita paciência.
Não me canso de elogiar os meus amigos da Animal Positivo, que são família do Mojito. Quando o deixo na quinta, na Arruda dos Vinhos, ele fica tão feliz como quando o vou buscar (ou mais). Costumo dizer que ele é mais ou menos como os filhos dos pais separados. Às vezes está com a mãe, outras vezes com o pai, e é tão feliz numa casa como na outra.

O treino da Animal Positivo não contempla castigos, gritos, puxões, coleiras estranguladoras, choques eléctricos (não fazia ideia mas há quem use), ou qualquer outro tipo de barbárie. O treino consiste em reforço positivo, sempre. E eu acredito piamente na educação pela positiva. No elogio em detrimento da crítica, no prémio em vez do castigo. É claro que nem sempre cumpro, porque sou de carne e osso (e nervo) mas acredito mesmo que os bons resultados se conseguem por aí. O Mojito é, sem dúvida, um excelente exemplo disso.

Todas as semanas recebo emails de pessoas desesperadas com os seus cães. Porque não sabem lidar com eles, porque a comunicação falha, há como que um "lost in translation" (como no filme) em que ninguém se entende. E todos os dias dou o contacto da Animal Positivo a alguém, porque sei que eles sabem o que fazem.





Além dos treinos (e de outros serviços que eles têm), há o bonito projecto Hopeful. Um projecto de adoção animal. Bichos que eles recolhem, cuidam e treinam, com vista a serem depois entregues a quem os possa amar.
Exemplo disso é a Farrusca. A Farrusca é uma cadela linda, já tem o treino de obediência e, quem a quiser adoptar terá o apoio e acompanhamento dos meus amigos da Animal Positivo.



ANIMAL POSITIVO AQUI
PROJECTO HOPEFUL AQUI.
animalpositivo@gmail.com

2 comentários

Comentar post