Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

5º Workshop #Receitaperfeita. Foi na sexta e foi... familiar (e boooom)!

Desta vez começou mal e podia até não ter acontecido. Acordei a meio da noite com uma dor de cabeça violenta, não tomei nada e continuei a dormir mas, quando amanheceu, não tinha passado. Tomei um benuron, levei os miúdos à escola, trabalhei, e a dor a aumentar. Quatro horas depois do primeiro analgésico... pumbas! Enfiei um Clonix no bucho. Mas, ao contrário de uma amiga (que tomou um Clonix e, mesmo sem ter treinado absolutamente nada, correu a maratona de Barcelona), não fui correr a maratona. Mas fui a correr para o hospital, quando percebi que, duas horas depois, não só me doía a cabeça como estava a vomitar e com falta de força e equilíbrio. A Mónica e a Raquel foram avisadas, disseram para adiar o workshop mas eu sou teimosa e já sabia que as drogas intravenosas são potentes. E assim foi. Duas horas depois estava impecável.

O contratempo impediu-me de ir à Sephora maquilhar-me como sempre, e tive de me safar com o que tinha em casa (e com o que a genética me deu).

Como o workshop era destinado a pais e filhos... perguntei se algum dos meus filhos queria ir comigo. Queriam todos. A Mada estava excluída à partida (era para miúdos a partir dos 10 anos) e foi preciso fazer um pequeno sorteio entre o Manel e o Martim. Ganhou o Martim (que era quem me apetecia mais que ganhasse, na verdade, porque o Manel já tem o gosto pela cozinha e agora queria introduzir o "bichinho" no do meio - a ver se qualquer dia deixo mesmo de ter de mexer em tachos).

Com a passagem pelo hospital atrasei-me e cheguei depois de todos os convidados. Já lá estavam todas a as mães com os seus filhos. Uma vergonha. Mas pronto. Acho que me perdoaram.

Como de costume, os acepipes gostosos (tudo Lidl) já estavam na mesa de apoio e estivemos ali um bom bocado à conversa. Nunca pergunto às pessoas o que fazem da vida e, desta vez que perguntei, fui logo brindada com uma história de superação e humildade que me deixaram - e acho que a todos nós - de cara à banda.

 

_Cooking#52837.jpg

_Cooking#52840.jpg

_Cooking#52843.jpg

_Cooking#52870.jpgEu e os filhos todos

 

_Cooking#52873.jpgCom a Mafalda e o filho João

 

_Cooking#52877.jpgCom a Ana Rita e a filha Catarina

 

_Cooking#52880.jpgCom a Ana e a filha Inês

 

_Cooking#52881.jpgCom a Sandra e a filha Margarida

 

_Cooking#52884.jpgCom a Olga e a filha Matilde

 

_Cooking#52887.jpgCom a Ana e o filho Gonçalo

 

_Cooking#52892.jpg

Com a Mónica e o meu filho Martim 

 

Desta vez a Mónica (que é assim a chef mais inventiva de que há memória) decidiu criar equipas. Cada dupla de mãe e filho deu um nome à sua equipa, escreveu-no num papel e depois era preciso dar pistas para que os outros descobrissem o nome. Havia a "Pimenta Rosa", os "Mimos-Gaios", os "Chefs Teixeiras", "Os Pintainhos", "As Sócias do Shopping". Eu e o Martim baptizámos a nossa equipa com um nome começado por M, como não podia deixar de ser.

 

_Cooking#52995.jpg

 

Quase em simultâneo, fizemos a entrada (salada de pêra caramelizada) e o prato principal (frango com leite de coco e abacaxi). O Martim estava encantado com a real possibilidade de aprender coisas novas e de meter a mão na massa. Já eu... não estava assim tão sossegada, vá.

_Cooking#52966.jpg

 

Em geral, as mães estavam um tanto ou quanto embevecidas por verem seus preciosos rebentos tão compenetrados na tarefa de cozinhar. Era só vê-las de telemóvel em riste, a captar imagens do grande momento.

_Cooking#53045.jpg

_Cooking#53048.jpg

_Cooking#53054.jpg

_Cooking#53011.jpg

 

O frango ficou mesmo bom e a salada de pêra caramelizada maravilhosa. O difícil foi manter a pêra direita (porque era para colocar uma fatia de queijo fresco em cima de uma rodela de pêra e assim sucessivamente).

_Cooking#53104.jpgFrango com leite de coco e abacaxi 

_Cooking#52894.jpg

_Cooking#53068.jpg

_Cooking#53076.jpg

_Cooking#53088.jpgA pêra caramelizada e... equilibrista (com queijo fresco)

 

 

 No final, fizemos a sobremesa. E que coisa mais querida de sobremesa: Pêras ouriços. Coisinha saudável (excepto a parte do chocolate mas... isso agora não interessa nada).

_Cooking#53128.jpg

_Cooking#53134.jpg

_Cooking#53135.jpg

_Cooking#53136.jpg

_Cooking#53143.jpg

 

_Cooking#53145.jpg

_Cooking#53152.jpg

 

Por fim, foi jantar, conversar, rir, partilhar histórias giras. 

A Mónica entretanto teve mais uma ideia genial. No final do jantar, fez um jogo entre pais e filhos. Quem respondesse acertadamente às suas (muitas) perguntas recebia uma miniatura do Lidl. Para quem não sabe o que isto é, passo a explicar: o Lidl criou recentemente 40 miniaturas de produtos coleccionáveis, no âmbito da iniciativa "Brincar também é aprender". Tratam-se de réplicas em miniatura de produtos presentes nos supermercados da cadeia, como frutas, cereais, massas, bolachas, ovos ou o creme Cien. 

Foi toda uma rambóia, só vos digo. Até os adultos respondiam, atropelando as crianças, tudo na fuçanga de conquistar uma alface em miniatura, um bife minion, uns chocolates pequenitos.

_Cooking#52842.jpg

E, como sempre, não há jantar que termine sem um cafezinho Kaffa. Houve quem preferisse sabores mais intensos (Bogotá, Manaus, Goa), houve quem preferisse uma intensidade mais moderada (Kampala, Bio) e sairam dois descafeínados. A seguir, sorteámos duas máquinas de café Kaffa. E os felizes contemplados foram.... [rufar de tambores]:

_Cooking#53178.jpgA Ana e o Gonçalo!!!! 

 

_Cooking#53183.jpgA Ana e a Inês!!!! 

 

E assim foi. Acabámos na palhaçada, como convém. E eu só posso agradecer a todos. Aos miúdos que foram e conseguiram não estar com ar de frete (afinal de contas, não têm culpa que as mães leiam o Cocó e agora tinham de estar ali a aturar-me e - ainda por cima - a cozinhar). A quem concorreu. A estas mães queridas que ganharam o passatempo. Gostei muito de vos conhecer. Os produtos do Lidl sempre irrepreensíveis (e agora com o plus das miniaturas coleccionáveis), os cafés da Kaffa, a simpatiquíssima e inventiva Mónica Alves Pereira, a minha querida e divertida e profissional Raquel Brinca que faz sempre as fotos destes workshops. 

_Cooking#53184.jpg

_Cooking#53194.jpg

 O vestido é da loja do demo (Happy Company) e as alfaces são uma das miniaturas do Lidl

Fotos: Raquel Brinca, HUG

 

 

 

Receitas

Salada de Pêra Caramelizada

(serve 4)

4 Pêras Rocha

5 colheres de sopa de manteiga

5 colheres de sopa de açucar

2 queijos frescos mais pequenos

2 queijos frescos tamanho médio

Mistura de alfaces Q.B.

Creme de vinagre balsâmico de modena Deluxe Lidl

Cajus com mel Q.B.

 

Descasque as pêras (não retirar o pé) e fatie-as em rodelas (dividindo cada pêra em 4 rodelas).

Derreta a manteiga numa frigideira antiaderente e aloure as rodelas de pêra, adicione o açúcar e deixe caramelizar. 

Fatie os queijos.

No fundo dos pratos de servir disponha a mistura de alfaces e monte novamente as fatias de pêra alternadas com as fatias de queijo.

Tempere com o creme de vinagre balsâmico e finalize com os cajus.

 

Frango com leite de coco e abacaxi

(serve 4)

 

3 peitos de frango partidos aos cubos

3 rodelas de abacaxi partidas aos cubos

2 chalotas picadas

2 dentes de alho picados

Azeite Q.B.

Açafrão Q.B.

Sal Q.B.

Tempero Mistura de Aves Deluxe Lidl

½ Pimento vermelho cortado em cubos

3 chávenas de leite de coco

1 talo de manjericão fresco

 

Comece por temperar os pedaços de frango com sal e a mistura de aves Deluxe Lidl.

Num tacho aqueça o azeite e cozinhe os pedaços de frango com açafrão em lume alto. Junte depois a chalota, o pimento e o alho. De seguida junte o abacaxi, o mangericão e o leite de coco. Rectifique o sal se necessário. Deixe cozinhar em lume brando até o molho reduzir um pouco e ficar mais cremoso.

 

Pêras ouriços

4 pêras

1 tablete de chocolate para culinária

3 colheres de sopa de manteiga

5 colheres de sopa de natas

1 litro de sumo de maçã

2 paus de canela

Grãos de cardamomo Q.B.

Cravinhos para fazer os olhos

Amêndoa laminada

 

Preparar uma calda com sumo, canela e o cardamomo. Tirar a pele das pêras e partir ao meio. Retirar cuidadosamente os caroços e levar as pêras ao lume por 10 minutos.

Colocar as pêras numa rede para arrefecerem e secarem um pouco.

Colocar o chocolate com as natas e a manteiga em banho maria. Depois de tudo derretido mexer bem e mergulhar as pêras (não na totalidade para formarmos a cabeça sem chocolate). Decorar com o cravinho para formar os olhos e a amêndoa para fingir os espinhos.

 

 

8 comentários

Comentar post