Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Está melhor?

Já retirámos as riscas, que dificultavam a leitura, já reduzimos o tamanho da letra (era para as pessoas que vêem mal, senhores, que este blogue é muito inclusivo!!!!)... está a ficar melhor. Ainda precisa de muitos acertos mas a coisa compõe-se. :)

Curso da Prevenção Rodoviária, módulo velocidade #4

O último dia foi na semana passada e eu entrei a olhar para nós, para todos nós, e a perceber como a nossa postura tinha mudado, do primeiro para o último dia de curso. No primeiro dia entrámos de caras fechadas, braços cruzados à frente do peito, numa postura defensiva e zangada. Não queríamos estar ali, achávamos tudo aquilo uma palhaçada, uma perda de tempo. E agora era ver as mesmas caras com sorrisos, o corpo relaxado, numa postura totalmente diferente.

Na quarta sessão do curso, começámos então por fazer um exercício de auto-avaliação. De 0 a 100, qual a percentagem que julgávamos ter, em termos de risco, em dois momentos: no momento da infracção e no último ano de condução. Cada um de nós escreveu as suas percentagens, de seguida explicou porquê. Depois, foi a vez de nos avaliarmos uns aos outros. Será que, perante aquilo que fomos partilhando, os outros nos viam do mesmo modo que nós nos víamos? A resposta foi "não". Quase todos nos considerávamos mais seguros do que os outros nos consideravam. Interessante constatação.

Foi altura de fazermos alguns testes num simulador. Introduzindo o tempo de reacção considerado normal (1,2 segundos), de quantos metros precisaríamos para imobilizar o automóvel, a diferentes velocidades, perante o vislumbre de um obstáculo. Os resultados impressionaram-nos muitíssimo. Por exemplo, se formos a 80 km/h e virmos um obstáculo, levamos 58 metros até conseguirmos travar com segurança (com piso seco). Já a 120 km/h, a distância que percorremos até conseguirmos imobilizar o veículo é de 215 metros. Se a isto adicionarmos um telemóvel nas mãos (o tempo de reacção dobra ou triplica) e piso molhado... é certo e sabido que vamos ter um acidente.

Como se estes dados não fossem já suficientemente assustadores, fizemos de seguida a simulação para aferir do peso que o corpo ganha no momento de um embate. Se um condutor tiver 80 kg e for a 80km/ h, o seu corpo na hora do embate equivale a... 10 toneladas.  A 150 km/h, o mesmo corpo transforma-se em 35 toneladas. Quem diz o condutor diz outros objectos à solta dentro do carro: livros, malas de viagem, carrinhos de bebé. Tudo ganha toneladas de peso na hora de um embate, sobretudo a altas velocidades.

 

O curso terminou do mesmo modo que começou. As mesmas fotografias espalhadas na mesa, e nós a termos de escolher desta vez apenas uma imagem: aquela que representasse melhor aquilo que levamos do curso. Escolhi uma cara tapada pelas mãos. Por sentir vergonha e algumas atrocidades que fiz, sem ter real consciência de que eram atrocidades. E vergonha por ter achado que não ia ali aprender nada e, afinal, aprendi tanta coisa.

Acho que toda a gente devia fazer, pelo menos uma vez na sua vida de condutor, um destes cursos da PRP. Porque a gente tira a carta e depois conduz e conduzir passa a ser tão natural como a sede. Só que não é. Temos uma arma nas mãos e nem nos apercebemos disso. E falar sobre estas coisas relembra-nos, consciencializa-nos. Foi isso que todos nós confessámos. Foi isso que todos nós sentimos. 

 

(parabéns à Ana Lima, psicóloga responsável por esta formação. Gostei muito dela)

Dia 9 de Maio: vamos iluminar as cidades com os desejos da Make-A-Wish

500. É este o número de desejos realizados pela Fundação Make-A-Wish Portugal (desejos de crianças e jovens com doenças que colocam em risco as suas vidas). Para celebrar este número a fundação convida os portugueses a iluminarem, no dia 9 de Maio, às 21h, as cidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Viseu.

São 500 histórias de magia que a Make-A-Wish pretende celebrar com todos os portugueses através de uma caminhada nocturna que iluminará as quatro cidades portuguesas. Nesta caminhada, cada participante será uma estrela Make-A-Wish que iluminará a cidade levando consigo um balão luminoso que será depositado numa fonte emblemática de cada uma das cidades.

Em Lisboa será a Fonte Luminosa, no Porto a Fonte dos Leões, em Coimbra a Fonte da Sereia e em Viseu a Fonte Luminosa.

Nessa noite, todas estas fontes serão transformadas em fontes dos desejos, onde o desejo de cada um dos caminhantes ajudará a realizar o desejo de uma criança gravemente doente.

"Os 500 sorrisos que proporcionámos até hojr foram graças ao apoio dos portugueses e, por isso, apenas faz sentido celebrar este momento junto dos mesmos. Junto vamos sorrir e relembrar a alegria que partilhámos com a Maria, que gostava de ser princesa, ou com o João que gostava de ter um computador", afirmou Mariana Carreira, Directora Executiva da Fundação Make-A-Wish Portugal.

A inscrição na caminhada reverte a favor da Make-A-Wish, sendo 3€ a criança, e 5€ o adulto. No acto de inscrição cada caminhante recebe um badge e um balão luminoso para brilhar com a Make-A-Wish. A inscrição pode ser feita online AQUI e AQUI.

Dia 9 de Maio, juntem-se a esta festa dedicada aos 500 heróis que já sorriram graças à Make-A-Wish e aos muitos outros que ainda aguardam a realização do seu desejo.

Dia da Mãe

Ontem, recebi da Madalena presentes queridos feitos na escola. Do Martim, uma planta pequenina num vaso feito a partir de uma garrafa e uma carta absolutamente maravilhosa, onde descreve os meus feitos como mãe, aqueles que o marcam, aqueles que o fazem achar que sou especial (e que a mim me fizeram sentir que talvez não esteja a fazer tudo mal). Chorei como uma Madalena ao ler aquelas palavras, escritas com uma letrinha muito desenhada, e com um cuidado que faziam de algumas partes da prosa verdadeira poesia.

Depois, o pai entregou os presentes que comprou, em nome dos filhos. E eu agradeci a todos. Mas olhei para o Manel e fiquei triste por perceber que, como já não tem de fazer presentes para a mãe na escola, nem sequer se ralou com o assunto. Olhei-o e ele sentiu, porque tenho esta coisa de ser transparente como o cristal.

Agora, acabado de chegar da escola, entrou e entregou-me um ramo de rosas, com uma carta. Linda. E um pedido de desculpas pelo atraso.

Ainda não tenho palavras, juro.

fotografia-11-cópia.JPG

 

 

 

 

O humor na maternidade

Falei para o Observador sobre isto de desmontar a maternidade e desvendar-lhe as entranhas, mesmo as mais feias.

Porque ser mãe não é só maravilhas, e os nossos filhos não são só criaturinhas maravilhosas e incrivelmente geniais. Também podem ser irritantes, chatos, ranhosos e até um bocado parvos. E dizê-lo não faz de nós mães que amam menos do que as outras. Faz-nos apenas bastante mais verdadeiras.

 

Uma nota: há algum tempo que não me deparava com uma jornalista tão competente e com perguntas tão inteligentes. 

Fui à revisão (como os automóveis)

Já não ia à consulta com a Drª Maria Santana Lopes há 2 meses. A ideia é ir todos os meses mas no início de Abril não deu jeito e, por isso, já lá não ia desde dia 3 de Março. Fui hoje.

Nestes dois meses, perdi então 4,5 kg de peso, 3 cm de perímetro abdominal, e 3,2% de massa gorda.

 

Recuando ao início deste regime alimentar e a dia 5 de Janeiro (quando lá fui pela primeira vez), perdi:

- 8,4 quilos

- 12 cm de perímetro abdominal (DOZE CENTÍMETROS!!!!)

- 8,5% de massa gorda

 

Estou muito contente. Estamos muito contentes (ela vibrou quase tanto como eu).

E o melhor de tudo? É a primeira vez na minha vida de dietas que não estou em privação. Nenhuma. Como quase tudo, com moderação. A quantidade de exercício físico que faço permite-o. E não só. A verdade é que uma pessoa que só come saladas e sopas cairá, mais cedo ou mais tarde, em tentação. Sei-o por experiência própria. Sempre o fiz por achar que só assim conseguira perder peso. É mentira. Ninguém aguenta essa vida espartana muito tempo, sobretudo alguém que sempre apreciou comer. O truque é ir reduzindo quantidades, continuando a comer hidratos (sobretudo se se fizer desporto), fazendo várias refeições ao dia, comendo substancialmente menos à noite. Estou de tal modo rotinada para isso que ontem, por exemplo, fui almoçar a um restaurante indiano, comi mais do que já estou acostumada e fiquei tão indisposta que nem jantei.

Faltam-me ainda alguns quilos para ficar como quero. 

Vai devagar. Como esta será a minha alimentação para sempre, é só continuar. Mas, pelos meus cálculos, em Agosto já não devo estar nada mal. Yey!

 

 

Adeus Clix

Obrigada por tudo, que eu não esqueço.
Tudo tem um fim (só a salsicha tem dois, lá dizem os alemães) e, por isso, me despeço com amizade deste endereço onde fui muito feliz.
Este blogue, aqui nesta plataforma, termina hoje.
A minha nova morada é coconafralda.sapo.pt
Apareçam, que são muito bem-vindos!

Bem-vindos ao novo Cocó!

Os que gostam do Cocó (salvo seja) espero que continuem a gostar, agora neste novo endereço.

Os que não gostam nada de cá vir mas que insistem por voyerismo, masoquismo ou "chanfradismo", podem então continuar, que eu agradeço e o Sapo também. 

Na verdade, um sapo é um bicho giro. É verde (como o Sporting) e anfíbio, ou seja,um pouco todo-o-terreno, como eu. 

Bem-vindos à minha nova casa!

 

P.S: Ah! Haverá, nos próximos dias, naturais desordens na casa. Faltarão coisas, sobrarão outras, mas peço-vos alguma paciência. Estamos ainda em arrumações. Como em qualquer mudança.