Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Viagens na nossa terra - Minho #3

A noite em Ponte de Lima foi demoníaca. A culpa não foi de Ponte de Lima, mas sim da tosse da Madalena. Começou mal se deitou. Eu e o Ricardo ficámos num quarto, com o Mateus, e os outros três ficaram sempre noutro quarto. Nessa noite, porém, a tosse da Mada era tão forte e imparável que decidimos fazer uma troca: o Manel veio dormir comigo e o Ricardo foi dormir com a Mada, para ir vendo se ela estava bem. Não estava. Ouvi-a do meu quarto e não preguei olho a noite inteira. Passei o tempo inteiro a trocar mensagens com o Ricardo, tipo "coitadinha... vamos ao hospital?" ou "já a levaste até à janela, bem agasalhada, para apanhar ar?". Às seis da manhã trocámos. Ele veio e eu fui. A Madalena acabou por capitular por volta das 7h da manhã e, às 8h, o Mateus acordou (ouvi-o no quarto ao lado). Fomos tomar o pequeno-almoço à vez, para deixar a Mada mais um bocado. Foi mesmo uma noite horrível. Felizmente, Ponte de Lima estava mesmo ali ao lado para nos apaziguar com o seu encantamento.

ponte de lima dia 1.jpg

ponte de lima dia 2.jpg

ponte lima.jpg

ponte lima 2.jpg

pinte lima 3.jpg

Entrámos por acaso numa lojinha que se chamava Mercearia da Vila e foi uma sorte. Bebemos café, comemos duas fatias de bolo (qual delas a melhor) e fiquei a saber que a Mercearia da Vila está na mesma família desde 1906, que começou por ser só mercearia e agora é também um alojamento, e fiquei com pena de não pernoitar por lá (mas já está na nossa lista e para a próxima não escapa!).

ponte de lima dia 3.jpg

ponte de lima dia 5.jpg

 

Estávamos nós a sair da Mercearia quando fomos abordados por um casal conhecido. Há uns anos fui contactada por um marido que queria surpreender a mulher no seu aniversário. Como estavam no Algarve e eu também, ele pediu-me se eu não aparecia no restaurante para lhe cantar os parabéns, porque ela gostava muito de me ler. E assim foi. Nessa noite, eu e os meus filhos cantámos-lhe os parabéns e, desde então, de vez em quando mantemos contacto. Quando os vi dei um salto porque já não me lembrava que eram ali de cima. Fiquei a saber que me tinham enviado uma mensagem, com um convite generoso, que eu não vi porque sou uma despistadada do pior! Mas foi muito bom encontrar aquele casal tão simpático. Beijinhos, Pi e Zé.

E a ponte? E o rio Lima? E aquela vista, de um lado para o outro? Sublime.

ponte de lima rio.jpg 

ponte de lima rio2.jpg

ponte de lima rio 3.jpg

 

 

Dali seguimos para Ponte da Barca, outra maravilha minhota.

Almoçámos no restaurante O Moinho, e depois ficámos a babar perante tanta beleza e paz.

barca 5.jpg

 

barca 2.jpg

barca 3.jpg

barca 6.jpg

IMG_6668.jpg

IMG_6672.jpg

 Uma pena que este monumento esteja para ali, sem qualquer explicação apensa. Disse-nos um senhor que será a energia que o sol fornece à Terra durante um ano mas ainda não fui confirmar a informação

barca 8.jpg

barca 9.jpg

 

Ponte de Barca é pequenina mas um sonho. Parece que se sente o stress sair de cada poro e deu-me vontade de ali ficar, em silêncio, durante um mês inteiro. 

Mas não aconteceu. Saímos de Ponte da Barca e fomos até Arcos de Valdevez. 

arcos 1.jpg

arcos 2.jpg

 

E depois de um pequeno passeio, continuámos viagem até ao nosso último destino: Guimarães.

 

 

 

 

7 comentários

Comentar post