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Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Test drive: Citroen C5 Aircross

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Para ir até ao Douro levei um Citroen C5 Aircross que a marca que me cedeu para um test-drive. Comecei logo por gostar do aspecto do bicho. Que lindo, caneco! Nem gosto particularmente de carros brancos mas este é tão giro que nem perde a graça mesmo em branco. É alto e tem pinta, até parece um jipe todo raçudo. Gosto de carros altos - parece que vejo o mundo com outros olhos lá de cima. E este é tão alto que levou duas funcionárias das portagens a perguntarem-me se era Classe 1. Duas. Imaginem bem o aspecto grandalhão que este SUV não tem.

E não é só o aspecto. Por dentro é mesmo muito espaçoso. Tem 3 bancos traseiros totalmente independentes e ajustáveis e muito espaço para as pernas. A bagageira é um sonho. Como cá em casa temos um carro de 7 lugares estamos acostumados a olhar com tristeza para a bagageira (e quando vamos de viagem temos sempre de levar um malão no tejadilho). Este SUV tem uma mala gi-gan-te. Tem 1,90m de comprimento, imaginem só! Acho que vale mais dizer as dimensões em comprimento do que em capacidade de litros (eu, pelo menos, fico sempre na mesma quando me falam em litros de bagageira - mas para quem saiba destas coisas trata-se de uma bagageira com capacidade até 1630 litros). E o conforto? As costas ficam ali tão bem acomodadas que mais parece que estamos no sofá da sala. Nem me cansei tanto apesar da viagem ter levado umas três horas e meia. Também deve ter ajudado o facto de ter umas suspensões todas XPTO. Claro que fui em Autoestrada mas depois, lá na quinta onde fiquei, andei por montes e vales e senti que o carro mal abanava apesar do piso irregular. Eles lá me explicaram que é tudo graças às "suspensões com batentes hidráulicos progressivos" e também graças aos bancos "Advance Comfort". Desses detalhes só poderão mesmo falar os especialistas automóveis mas que senti o conforto... isso senti.

Depois, adorei o facto de ter mudanças automáticas. Neste momento não tenho carro (vendi o meu e tenho apenas mota porque não se justificava mesmo) mas se voltar a ter quero um de mudanças automáticas. Que descanso, senhores! Não há cá pé na embraiagem, mão nas mudanças, uma abaixo, uma acima, a sexta que a pessoa se esquece de meter... o carro é que decide e parece-me lindamente. 

E o carro decide mais coisas por nós: como vem equipado com aquelas mariquices novas tipo Drive Assist, se nos desviarmos da nossa faixa, ele volta a pôr-nos no sítio (faz uma forcinha para nos endireitar a direcção) e às vezes chega a mesmo a fazer soar um alerta sonoro e a mandar-nos segurar no volante. Só faltou sair uma mãozinha e dar-me uma chapada: "Tás burra ou quê? Põe-te sossegada na tua faixa e olhos na estrada, minha menina!" Espertíssimo, benza-o Deus. Em caso de ligeira distracção, é bom saber que não vamos parar à ribanceira mais próxima. 

Ah, e ainda consegui sincronizar o meu telemóvel com o carro sem precisar de ajuda. Podem pensar que isto não tem nada que saber mas - acreditem! - quando se tem um certo nível de infoexclusão (como aqui a avó) fazer isto sem começar a suar do bigode não é de somenos. 

Passou pois com distinção, este Citroen C5 Aircross. Obrigada pela confiança!