Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Ser mulher atrapalha-me um bocadito

Quer dizer... não é bem ser mulher, claro. Haverá muitas mulheres que não têm este tipo de "transtorno" nas suas existências. A questão prende-se mesmo com o facto de ser uma mulher que gosta de se pôr jeitosa e tal, cedendo a tendências sociais (apesar de não ser obcecada) que nascem e se multiplicam. Passo a explicar, ponto por ponto:

1 - Depilação. Eu podia deixar a pilosidade crescer em mim como árvores numa floresta. Podia. Mas não era a mesma coisa. Sendo assim, entrego-me com frequência a essa tortura de arrancar pelos por várias partes deste meu corpinho, tortura essa que varia no método: umas vezes através de luzes demoníacas que os queimam pela raiz, outras vezes por meio de ceras que os agarram e extirpam sem dó nem piedade, outras ainda por intermédio de pinças que de igual modo os extraem.  Ora, além da dor - que não é despicienda - esta coisa leva tempo. Tempo. E eu que ando sempre a correr atrás dele. 

2 - Inpilação - Acabei de inventar esta palavra, que é nada mais nada menos que o antónimo de "depilação". Agora está na moda, além de remover pelos, devolver pelos ao corpo. No caso, pestanas. Eu, que não nasci pestanuda, achei que podia ser giro experimentar isto de colar pestanas falsas. E, como o faço numa pessoa que aprendeu a fazê-lo sem me deixar com ar de travesti acabado de sair do Finalmente, acabei a gostar disto. No fundo, é como se acordasse sempre com rímel, com a enorme vantagem de não dormir com tinta nas pestanas o que, como se sabe, implicaria despertar como um urso panda, com duas rodelas pretas em redor dos olhos. Ora, além do tédio que é ficar de olhos fechados enquanto alguém cola, pestana a pestana, todo um escovilhão em mim, isto leva tempo. Uma horinha inteira, às vezes um pouco mais. Já vos disse que tenho pouco tempo para isto?

3 - Unhas das mãos - No momento em que teclo este texto, tenho umas mãos vergonhosas. O verniz de gel começou a partir na semana passada, não tive tempo para ir arranjar isto, passei um verniz normal por cima, muito mal atamancado, e assim me mantenho, com um aspecto de dona de casa desesperada. Uma das unhas entretanto lascou, limei à maluca, de maneira que agora tenho uma unha manca, além de outras que estão ratadas na cor. Triste. Mas... é preciso tempo. Arranjar as mãos com verniz de gel leva perto de uma hora. E tempo para isto? Pffffffff.

4 - Pés - É suposto (minto, eu é que assumi que é suposto para mim, porque quero!) ter os pés bonitinhos, sem parecer que sou a Fiona do Shrek. Então, além de ter as unhas perfeitinhas e pintadas, também há que tratar dos pés no seu todo. E isto implica um processo looooooongo. Pés de molho, cremes, lima grossa nos calcanhares, junto aos dedos, por baixo, de lado, o catatau. Depois um esfoliante, mais outro creme, mais não sei quê. E no fim o verniz (que por acaso não é de gel). E esperar que seque. E sair de chinelos do local do crime (mesmo que estejam -5ºC). Eu disse que era um processo loooooongo. 

5 - Cabelo - Descobri o alisamento. Ora, para quem possui muito cabelo como eu, assim dado a rebeldias e volumes e altercações com condições atmosféricas como a humidade, foi como descobrir a roda. Finalmente consegui domar a minha melena. O pior é que, como lavo a cabeça todos os dias, tenho de me sujeitar a este processo moroso mais vezes do que aquelas senhoras que só passam água pelo crânio uma ou duas vezes por semana. O alisamento foi uma alegria. Porém... isso mesmo, adivinharam, leva tempo. No caso, muuuuuito tempo. Quatro horas, às vezes cinco. E eu sempre com tanto para fazer. Felizmente nunca me dediquei às extensões, senão era mais um item capilar para aqui acrescentar.

6 - Corpo - Raramente me dedico a massagens, apesar de adorar. Porque é que não o faço, se adoro? Isso. Por falta de tempo. Mas, como quero ter um corpo minimamente aceitável (e saudável, de preferência), mexo-me. Corro. Treino. Por vezes entrego-me a agulhas espetadas nos pontos certos para desinchar. Increvo-me em provas. Por vezes provas malucas que implicam correr, pedalar, nadar. Frequento nutricionistas quando abuso e quando engordo, para voltar ao estado em que me sinto bem (ou melhor). E o tempo que isto leva? Correr 10 km leva-me cerca de uma hora. Correr mais do que 10km... leva mais. E pedalar? Uma eternidade. Depois há os alongamentos, o duche... caneco. Ainda ontem saí para correr de manhã, depois de levar os miúdos à escola. Mas depois comecei a pensar no tempo todo que ia demorar e em todo o trabalho que tinha de despachar e... desisti. Hoje tenho mesmo de dedicar pelo menos uma hora do meu dia à corrida. Diz que tenho uma maratona para fazer e é preciso prepará-la. 

7 - Maquilhagem - Tento sair à rua com cara de gente, sempre que possível. Até há pouco tempo conseguia achar que estava bem de cara lavada, mas a pessoa já não vai para nova e começou a ficar difícil o confronto com o espelho. Vai daí e procuro passar sempre uma basezinha, um blush, quiçá um risquinho nos olhos, um baton. Isto leva o seu tempo, claro está, mas se falarmos numa maquilhagem profissional (a que tenho de recorrer de quando em vez)... upa, upa. É todo um tempo de que é preciso dispor. Vale a pena, que vale. Mas eu estou sempre com pressa. 

8 - Desmaquilhagem - Tema difícil. Quantas e quantas vezes me deitei sem me desmaquilhar! Ui. Nem vamos por aí. A verdade é que me passo com o tempo que demora a arrancar todo o betume do frontispício? Discos e discos de algodão com desmaquilhante e não há meio de eles virem brancos. Saem castanhos da base, saem pretos dos olhos, saem encarnados dos lábios. E a pessoa ali a cair de sono e a pensar que até para se deitar precisa de despachar assuntos que lhe tomam tempo. Tempo precioso em que já podia estar a repousar os ossos. 

 

E é isto. Aprecio muito ser mulher mas é verdade que me atrapalha um bocadito. Obriga-me, pelo menos, a um Tetris com a vida que é bem mais complexo do que aquele que eu jogava no salão de jogos do Habib, na Estrada de Benfica.

(disclaimer: sim, também há homens que podem praticar todos os itens atrás descritos, não faz mal, não estou a dizer que são só preocupações das mulheres, nem que as mulheres são mais fúteis que os homens, nem que as mulheres que não se depilam, não se inpilam, não tratam das unhas, não arranjam os pés, estão-se nas tintas para o cabelo, para o corpo, para a maquilhagem e para a desmaquilhagem são menos mulheres por isso. Ok? Boa!)

 

37 comentários

Comentar post

Pág. 1/3