Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Raízes fasciculares

O meu rapaz mais velho está grande, com voz grossa e postura de adolescente. Tem 8 anos mas já lhe vejo jeitos de rapazinho maior, e acho que até já lhe consigo vislumbrar as feições de jovem a fermentar hormonas.
Gosto de o ajudar a fazer os trabalhos de casa, gosto de estudar com ele para os testes. Sinto-me velha para caraças mas, ao mesmo tempo, sinto um calorzinho bom, de o ver tão crescido, a cumprir obrigações.
O Manel teve um teste de Estudo do Meio (no meu tempo era Meio Físico) e foi giro vê-lo a estudar as raízes aprumadas, fasciculadas e tuberosas, as plantas de folha caduca, os seres vivos e os não vivos, o que extraímos das plantas para a nossa vida do dia-a-dia.
Estudo com ele e relembro aprendizagens cobertas de pó. Algumas tão cobertas de pó que simplesmente sumiram dentro do meu cérebro. Outras vêm ao de cima com um simples sopro. Outras fazem-me arrepios e alergia... e não é do pó, é mesmo das próprias.
Como os problemas de matemática, aqueles que começavam com O João tem 23 laranjas, saiu de casa e encontrou mais não sei quantas laranjas mas depois veio a Susana e levou-lhe um porradão delas mas trouxe algumas metades, quantas laranjas tem o João? Ainda hoje, quando leio os problemas que o Manel tem de resolver, sinto um calafrio. Desce na minha mioleira uma espécie de muro e, pronto, fico burrinha, burrinha.
A tabuada é outra. Acho que nunca a soube de cor e salteado, de trás para a frente. Decorava uma, esquecia as outras, baralhava tudo. Agora, estou empenhada em fazer o Manel decorar. Estudamos todos os dias uma. E depois pergunto-lhe 4x4, 3x8, 5x9, 4x7 a ver se ele é menos totó do que eu. Conclusão? Pela primeira vez sei a tabuada. De cor e salteado. De trás para a frente.
Até por isto gosto de ter filhos: aprendo, reaprendo, colmato falhas que ficaram para trás, removo o pó a conhecimentos distantes. Já tenho 3 filhos, vou fazer isto 3 vezes. Dá-me ideia que é desta que vou ser uma aluna brilhante.

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/3