Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

MUDE: Cidade Gráfica

Já andávamos para ir a ver esta exposição há imenso tempo (mais propriamente desde a sua inauguração, a 25 de Novembro) mas ainda não tínhamos conseguido. Foi desta. Ainda por cima, um dos curadores (Paulo Barata) é um amigo, trabalhámos juntos no DNA, e isso ainda me aguçava mais a vontade de ir. 

Esta exposição - Cidade Gráfica - tem como objectivo mostrar um património que está a desaparecer da cidade. São letreiros desativados que nos reavivam a memória e nos fazem mergulhar num tempo ido. Com a evolução do grafismo, a reabilitação urbana e o fecho das lojas, muitos destes letreiros acabam abandonados e acabam no lixo ou no ferro velho, perdendo-se o rasto sobre a sua história e o seu contexto. E é assim que também se perde a memória colectiva de uma cidade e das referências estéticas que marcaram várias épocas.

Gostei muito. Gosto sempre muito de recordar o que já passou, valorizar o que tem (ou já teve) valor, ouvir histórias do antigamente, escutar os que já viveram muito e têm tanto para nos dizer. Acho que damos pouca importância à memória, na nossa ânsia de seguir em frente. E é pena.

cidade1.jpg

cidade 2.jpg

cidade 3.jpg

cidade 4.jpg

cidade 5.jpg

cidade 6.jpg

cidade 7.jpg

cidade 8.jpg

cidade 9.jpg

 

Cidade Gráfica

Local: Convento da Trindade (Rua Nova da Trindade Nº20)

Horário:Terça a domingo, 10h às 18h. 

Até 18 Mar. 2017 

Programa MUDE FORA DE PORTAS 2016

Curadoria
Rita Múrias e Paulo Barata

Design Expositivo
Raquel Santos

Design Gráfico
Paula Guimarães

Exposição em colaboração com o Projeto Letreiro 

2 comentários

Comentar post