Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Dia da Rádio

Hoje é Dia da Rádio e o meu coração fica assim pequenino de saudades. Comecei na rádio em 1995 (acho), na RCS (Rádio Clube de Sintra). Era uma rádio pequenina, que funcionava na Várzea de Sintra, num apartamento, e tudo aquilo era muito amador mas muito apaixonante. O estúdio era forrado com caixas de ovos e eu fazia edição de noticiários e tinha um colega que era um sacana brincalhão que me punha a música "Luzia" dos Mercuriocromos nos auscultadores enquanto eu dizia notícias importantes e sérias sobre o país e o mundo, para testar a minha capacidade de me aguentar sem explodir a rir. Foi um grande treino, só vos digo. Adorava os meus chefes, a Raquel Silva e o Paulo Parracho e chorei este mundo e o outro quando me vim embora (o costume, que eu para chorar, filhos, sou uma máquina).

Vim-me embora porque, entretanto, tinha começado a trabalhar com o Pedro Rolo Duarte na sua empresa de comunicação (Pretexto) e ele convidou-me para ter uma rubrica no programa que tinha na Rádio Comercial, o "Mundo de Aventuras". Foi outra escola magnífica. Fazia a semana em revista e aprendi a responder com rapidez às perguntas/provocações que ele me fazia em modo live (ainda que o programa fosse gravado mas ele não admitia ter que repetir e era tudo feito "live on tape"). 

Depois disso, muitos anos depois disso, tive alguns programas de rádio: "O Melhor do Mundo", "A Viagem da Cegonha", "Portugal dos Pequeninos", "Nós, Vencedores". A rádio cola-se-nos à vida de uma maneira esquisita, como se fosse uma segunda pele. É um trabalho mas é, sem dúvida, um prazer. E dos grandes. Ainda que tenha feito rádio antes e depois de ter feito rádio com o Pedro, para mim a rádio é ele. E é sempre da rádio com ele que me lembro, quando me lembro da rádio.

Acho que tenho na arrecadação alguns bocados de programas antigos, ainda com o Pedro (e talvez até pedaços de noticiários da RCS), em cassete, e quero muito ir ouvi-los (assim tenha um leitor de cassetes lá na arrecadação, não tenho a certeza). Se conseguir encontrar ponho aqui. Acho que era um belíssimo tesourinho para partilhar convosco. 

Feliz Dia da Rádio!

rolo_duarte1-lg.jpg

 

3 comentários

Comentar post