Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Clube de Leitura: foi o mais longo (ou não fosse o primeiro depois das férias)

Em Agosto não houve encontro e, para a maioria das pessoas, foi mês de férias ou seja, para muitos, mês de pôr a leitura em dia. Uma coisa a somar à outra deu nisto: começámos às 19h e terminámos às 22h. Estivemos três horas a falar dos livros que lemos, a falar de coisas da vida (porque as conversas são como as cerejas e os livros espelham tantas coisas que vivemos e outras tantas que não vivemos mas imaginamos). Éramos 20 (se bem que na altura da foto já não estava toda a gente) e foi perfeito, como sempre.

IMG_7564.JPG

LuísaNorwegian Wood, Haruki Murakami 

Cocó na Fralda, Sónia Morais Santos

FranciscoAvozinha Gangster, David Walliams 

Inspector Max - Alerta no Mega Concerto, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

CéliaA Vida de Pi, Yann Martel

Flores, Afonso Cruz

A Princesa de Gelo, Camilla Lackberg

SusanaJogos de Raiva, Rodrigo Guedes de Carvalho. A forma como descreveu o livro e, sobretudo, o final do livro, fez com que ficasse com muita vontade de o ler.

Inês - Tem 16 anos e diz que leu vários livros mas muitos eram mauzinhos (era o que havia em casa da prima). Saga After, Anna Todd

Younger, Pamela Redmond Satran

"Só depois passei para algo mais desafiante intelectualmente. Tão desafiante que ainda não acabei de ler. É, na verdade, uma releitura de um dos meus livros preferidos de sempre: A Rapariga de Roubava Livros, Markus Zusak. Quem não leu devia mesmo, mesmo ler." 

Elisabete - O Estrangeiro, Albert Camus (ainda em atraso da tertúlia anterior, a que faltou)

Os Homens Que Odeiam as Mulheres

A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo, ambos de Stieg Larsson

A Viagem do Elefante, José Saramago. Elisabete tinha uma malapata com Saramago, por não ter gostado do Ensaio Sobre a Cegueira, e foi convencida pela Didi a dar-lhe mais uma oportunidade. Diz que valeu a pena e que vai ler mais Saramago.

A Pequena Abelha, Chris Cleave (não gostou, diz que era chato)

O Desaparecimento de Stephanie Mailer, Joel Dicker

Fartou-se de ler, a Elisabete! :)

Beatriz - O Estrangeiro, Albert Camus (ainda em atraso)

Ensina-me a Voar Sobre os Telhados, João Tordo (ainda em atraso, da leitura conjunta)

A História de Uma Serva, Margaret Atwood. A Beatriz achou demasiado gráfico, muito depressivo, sem luz ao fundo do túnel. 

Estúpida, Eu?, Camila Coutinho. Pediu a uma pessoa que foi ao Brasil para lhe trazer (o livro não foi publicado em Portugal). Sobre o percurso de uma blogger inteligente. Beatriz falou do seu olhar sobre o mundo da blogosfera (e não foi nada meiga) e sobre as excepções. Gostou do livro por ser uma excepção, que veio confirmar o que ela já esperava da blogger em questão.

DidiMeridiano 28, Joel Neto. Aconselha. Nem fazia ideia do papel dos Açores na 2ª Guerra Mundial.

Estuário, Lídia Jorge. Gostou muito e serviu para desmistificar a ideia que tinha de Lídia Jorge: "Achava que era demasiado intelectual para mim, que não ia conseguir acompanhar." E no entanto... não foi.

Mafalda - Ensina-me a Voar Sobre os Telhados, João Tordo. "Ri-me tanto, tanto". Ficámos todas a olhar para ela com espanto. "Riste? De que parte? Da parte em que o pai espanca o filho? De quando ele o atira do telhado e o puto se parte todo?" Ela riu-se ainda mais. Afinal, riu-se da loucura de Tsukuda, como qual acabou por criar uma empatia.

Não Respire, Pedro Rolo Duarte. "Não tinha qualquer tipo de enquadramento sobre o jornalismo em Portugal e fiquei a saber mais. Adorei as lições de vida e já o emprestei ao meu namorado, que está a gostar muito também."

Perguntem a Sarah Gross, João Pinto Coelho. Adorei. Foi mesmo dos que gostei mais.

O Planalto e a Estepe, Pepetela. Ainda está a ler mas acha curioso que oiça a voz de um homem angolano sempre que o lê, pelo facto de a escrita ser tão diferente.

JoanaO Espião Improvável, Daniel Silva. Muito interessante em termos históricos, tendo como foco a segunda guerra mundial, nomeadamente o Desembarque da Normandia.

IsabelA Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te, Rosa Montero. A história de amor da autora e a história de amor de Marie Curie, entrelaçadas. Um livro sobre o amor, sobre o ser mulher, sobre superação da dor, sobre as relações entre homens e mulheres, sobre morte e vida, ciência e ignorância.

Isabelinha - "O que é que leste, Isabelinha?", "Nada!" O título do livro infantil proporciona a piada. Nada, Yasmeen Ismail é a história de uma menina com muita imaginação. Tanta imaginação que a faz esconder da mãe todas as coisas em que pensa. Assim, quando a mãe pergunta o que é que se passa, a filha responde: "Nada!" Até que aparece uma avó, que também tem muita imaginação e que compreende os devaneios da neta.

Beatriz - O Retorno, Dulce Maria Cardoso. Beatriz não sabe dizer se foi das expectativas estarem tão altas, uma vez que este já foi um livro muito lido no Clube (eu já li e adorei), mas ela não achou assim tão encantador. Didi acredita mais que essa falta de encantamento se deva à juventude de Beatriz. 

Uma Outra Voz, Gabriela Ruivo Trindade

Histórias do Fim da Rua, Mário Zambujal

Crónica dos Bons Malandros, Mário Zambujal

O Amor nos Tempos Modernos, Azis Ansari - Beatriz quis ler um livro que desconstrói essa coisa do amor que nasce nas aplicações online.Graças às tecnologias, as alternativas aumentaram e, com uma simples pesquisa, acedemos a informações que por vezes criam grandes expectativas, por outras, grandes desilusões. 

AnaO Estrangeiro, Albert Camus

O Retorno, Dulce Maria Cardoso. Deste, Ana gostou tanto que até veio vestida a rigor. Trouxe umas calças que podiam ser dos anos 70, trouxe um fio de missangas que era da mãe, e algumas fotografias de época (os pais, ela e os irmãos gémeos quando viviam em Moçambique). Gostou muito, achou muito fidedigno, sendo que os pais dela tiveram a sorte de serem acolhidos pela família (muitos não tiveram essa sorte e deambularam por hotéis e moradas provisórias antes de conseguirem refazer as vidas).

SaraFim, Fernanda Torres. Gostou, mas sem a paixão que alguns membros do clube (eu incluída) transmitiram. Sara crê que talvez o facto de o livro tratar de pessoas mais velhas, que revêem a vida, que falam dos filhos e de tudo o que passaram, estando ela tão longe desse "final anunciado" - "eu nem filhos tenho ainda!" - possa ser a razão para não ter gostado tanto.

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, Joel Dicker

Os Lucros da Rua Mazur, João Pinto Coelho

Viagem ao Coração dos Pássaros, Possidónio Cachapa. "Não percebi nada. No final até fui ler críticas ao livro e li alguém a dizer que era 'um género literário'. Ok. É um género que eu não consigo atingir. Deve ser isso, mas não gostei."

Rosa - Está a ler um livro que ainda não terminou: A Mulher Certa, Sándor Marái.

DianaO Estrangeiro, Albert Camus. "Cheguei ali a meio e levei uma série de tempo a voltar a pegar-lhe. Não me causou nada... não me provocou sensação alguma."

A Laranja Mecânica, Anthony Burgess. "Leva-se algum tempo a entrar no livro porque, para começar, ele apresenta um dialecto próprio. Depois de entrarmos nessa língua nova, percebemos que tudo é violência. Mas violência brutal, numa sociedade do futuro." - Diana ainda está a ler.

Marta - O Desaparecimento de Stephanie Mailer, Joel Dicker

Travessuras da Menina Má, Mário Vasgas Llosa

Noite Sobre as Águas, Ken Follet. Marta achou surpreendente o final. Rosa interrompe para dizer que odiou o final. Que odiou de tal forma o final que nunca mais leu nenhum livro de Ken Follet. E é de encontros e desencontros como este que  - também - se faz este clube de leituta. :)

Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago. "Já li muitos livros de Saramago, adoro todos, e este foi, sem dúvida, o melhor.  Estive duas semanas sem conseguir ler mais nada. Abria outro livro e simplesmente não conseguia." Já Elisabete (como vimos atrás), detestou este livro. Não há nada melhor que assistir a esta diversidade de opiniões e argumentos.

IMG_7568.JPG

 

E pronto. Eram 22h quando saímos dali. Eu não pude ir ao jantar que elas combinaram porque fui, nessa mesma noite, para o Alentejo. Mas fiquei mesmo feliz por ver que esta é uma comunidade que nasceu porque a pus em marcha mas que já vive para lá de mim. 

Em breve digo quando é o próximo encontro.

Uma vez mais obrigada à Fnac, por nos acolher há mais de um ano!

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post