Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Circuitos Ciência Viva: conhecer o país, tendo a Ciência como ponto de partida

Quantas pessoas sabem que há mais de 20 Centros Ciência Viva em Portugal? Quantas pessoas associam os Centros Ciência Viva apenas e só ao Pavilhão do Conhecimento? Há centros que nasceram em edifícios antigos recuperados (num antigo mosteiro, uma fábrica, por exemplo), há outros que se construíram de raiz. O propósito, porém, foi sempre o mesmo: divulgar a ciência e o conhecimento de forma criativa e estimulante.

Justamente para dar a conhecer a riqueza destes centros, por vezes não tão conhecidos quanto seria desejável, a Ciência Viva acaba de lançar os Circuitos Ciência Viva. Vai ser seguramente muito difícil para alguns de vós acreditar que o divulgo por puro entusiasmo por este projecto e não por qualquer contrapartida financeira, mas a verdade é essa. Quando a Filipa Dias, coordenadora do projecto (e, por acaso, amiga de infância) me contactou para me explicar do que se tratava, fiquei imediatamente rendida. Que bela ideia!

Do que se trata, então? Um cartão que se compra (custa 50€ e é válido para dois adultos ou um casal e seus filhos, até aos 17 anos), que vem com um guia daqueles gordos (404 páginas) cheio de informações, fotografias e ilustrações, e ainda uma app para descarregar. A que dá acesso? Para começar, a todos os Centros Ciência Viva, durante um ano. Entradas livres, as vezes que se quiser. Mas há mais. O cartão dá acesso a 18 circuitos, 54 percursos, 200 etapas com desafios. Os circuitos, que têm sempre um Centro Ciência Viva como mote, permitem explorar a zona envolvente, conhendo a região, os pontos mais turísticos e também os mais "secretos", os locais para fazer as melhores refeições e para passar a noite. Tudo aconselhado, em primeiro lugar, pelas próprias pessoas que trabalham em cada Centro Ciência Viva, que vivem e conhecem os locais e que, por isso, se tornam os guias certos. Filipa Dias explica: "Quem melhor do que quem vive, trabalha e investiga nas diferentes cidades e vilas para dar sugestões sobre o que conhecer? Desafiámos os centros Ciência Viva a fazerem este trabalho de anfitriões, para que nascesse este turismo de conhecimento - as pessoas vêm aos Centros Ciência Viva mas levam mais de tudo o que está em redor."

 

 

A própria Filipa Dias percorreu os 20 centros de Portugal continental e açores, durante um ano de viagens. Nasceram então 18 circuitos, cada um com três percursos - um para durar todo o dia, outro para a manhã e outro para a tarde. "E porque as paragens também fazem parte da experiência, recolhemos algumas dicas sábias de restaurantes e alojamentos locais. A CP, a Galp, a SATA associaram-se ao programa para facilitar as viagens e deslocações. E há ainda descontos em vários restaurantes e hotéis, que quiseram entrar nesta parceria connosco", explica Filipa Dias.

São percursos que podem ser feitos em família, a dois, com amigos. Não é tão giro? 

Adorei esta ideia, acho que vale mesmo a pena comprar o cartão e explorar os circuitos. É bom ver os nossos amigos de infância envolvidos em projectos tão bons.

Podem ver mais AQUI.

E convido-vos a verem o vídeo, que está mesmo bem feito também.

Boas viagens! Com Ciência... e não só!

 

 

 

 

8 comentários

Comentar post