Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Apresentação do livro "Não Respire"

Foi ontem, no Museu da Electricidade, e foi tão especial... A sala, gigante, estava apinhada. Emocionante ver tanta, tanta gente. Muitos dos que fizeram o DNA lá estavam (Augusto Brázio, Paulo Barata Corrêa, Luís Silva Dias, Sandra Nobre, José Mário Silva). Tantas outras pessoas que faziam parte da vida dele, tantas outras que, não fazendo parte da vida dele, o admiravam. 

O Edson Athayde falou primeiro, a seguir o Miguel Esteves Cardoso e, claro, eu estava à rasca por ter de falar depois dele que, como sempre, foi genial, com imensa graça, de improviso, a pôr a plateia em êxtase. Já eu levava tudo escrito. Não possuo essa genialidade que permite dizer tudo o que se quer sem recorrer a um texto. Ia acabar a distrair-me, a engasgar-me, a dizer coisa nenhuma. Não li o texto que escrevi, fui falando e olhando para me lembrar do que queria dizer (tinha-o lido tantas vezes que já o sabia quase de cor). Estava uma pilha de nervos quando comecei mas depois foi passando até passar de vez. No final, li excertos de um texto absolutamente maravilhoso sobre a amizade, que está no livro. Consegui nunca chorar. O Gobern seguiu-se a mim, numa apresentação emocionada, divertida, inteligente como ele. E, por fim, falou o António Maria. Que filho incrível. Sem um único apontamento, perante uma audiência imensa, conseguindo travar a comoção mas deixando-a aflorar, fazendo rir (muito), e deixando-me quase a quebrar a promessa que fizera a mim mesma de não chorar quando falou sobre a minha relação com o pai (descreveu cada um dos amigos que ali estavam, a fazer a apresentação).

0d4efac1-e1ad-4aa4-abc0-9d9b5481e850.JPG

2f1a21bd-13e0-451d-adac-bb771ac3c39c.JPG

 

Pessoalmente, tenho de agradecer - mais uma vez - ao António Maria, por me ter incluído no "painel" de apresentadores. Foi mesmo uma honra, daquelas que a gente sente como algo único na vida. E mandar um beijo enorme às minhas pessoas, que nunca me falham nestas alturas (porque sabem como isto mexe cá dentro e estão ali, como se fossem o INEM à espera de intervir em caso de necessidade 😂). E outro beijo às meninas do Clube de Leitura (às que foram e às que, não tendo podido ir, estiveram sempre presentes em mensagens calorosas). Ao meu primo, que estava na assistência, enchendo-me o coração. E a todos os que marcaram presença - tantos, tantos! - neste dia de celebração de uma vida que marcou tantas vidas. A minha marcou para sempre. 

Agora é comprarem o livro. Que é maravilhoso. Deixo então os excertos que li, só para aguçar o apetite:

"Amigos... São aqueles que sabem sorrir depois de muitos anos de ausência. Os que se comovem com um abraço forte e chegado. Os que sabem ler no silêncio as palavras que nos faltaram. Cujos nomes não esquecemos nem precisamos de lembrar. São os que queríamos ao pé de nós naquele momento que eles não poderiam adivinhar. Os que estão sempre.

São os que citamos. Cujas histórias recordamos com gosto e prolongadamente. Os que nos fazem lembrar.

São aqueles de quem nos lembramos numa paisagem que se reconhece, num cheiro, numa cor que nos diz respeito. Os que aparecem repentinamente e nos surpreendem. (...)

Amigos. São assim. São os que sei que vou ver no próximo concerto, na próxima paragem, na próxima estação.

Os que acabam por parar sempre nos lugares onde inevitavelmente paro. Os que abrandam, não vá a gente estar por ali.

Os que apitam, assobiam, telefonam, chamam, gritam. Cujas vozes andam connosco para todo o lado, como grilos nas noites de Verão, e a elas recorremos quando de uma voz precisamos, quando daquela voz precisamos.

São os que nunca morrem. Os que ficam porque dos nossos também são. São de quem nos lembramos quando ouvimos uma canção.

Os que fazem o coração dar voltas sobre si próprio de saudade e remorso e ausência sem ter fim.

São os que merecem o ponto de exclamação no final de um sonoro «que falta que faz». E a falta, por mais falta que seja, nunca nos falta quando é deles que falamos. Porque neste «balanço de perdas e danos» o melhor é sabermos que existem e pensam em nós como nós pensamos neles."

 

4 comentários

Comentar post